24 fevereiro 2012
Dropbox aquece batalha na nuvem com recurso de upload de fotos
SAN FRANCISCO (Reuters) -
O
Dropbox anunciou na quinta-feira um novo recurso de upload de fotos para
smartphones Android, o que pode ampliar sua concorrência com Google,
Apple e outros rivais que disputam o crescente mercado de soluções
online para armazenagem.
Com um clique, o novo serviço permitirá que o usuário suba fotos
de alta resolução de seu smartphone para a "nuvem" virtual, de onde os
arquivos poderão ser acessados por meio de qualquer computador ou
aparelho móvel.
O Dropbox só oferece espaço de armazenagem aos usuários. O
serviço não disporá de recursos de edição de fotos ou manipulação de
imagens, ao contrário do que acontece com o Picasa, do Google.
Em lugar disso, Drew Houston, presidente-executivo da companhia,
espera que programadores externos desenvolvam aplicativos para essa
finalidade.
Houston afirmou que o novo recurso representava passo pequeno mas
significativo em direção a cultivar um próspero "ecossistema" em torno
da plataforma Dropbox. No caso das fotos, por exemplo, a empresa pode
encorajar programadores independentes a desenvolver programas de retoque
de imagens.
"O Facebook vincula um usuário e seu gráfico social a um
ecossistema que oferece diferentes serviços", disse Houston. "Planejamos
coisa semelhante para o Dropbox".
Ele acrescentou que "isso é algo de importante para nós, este ano".
Ainda que a versão inicial do aplicativo deva servir apenas aos
smartphones equipados com o Google Android, uma versão para o Apple iOS
sairá em breve, informou a companhia. Cada usuário disporá de 500
megabytes de espaço de armazenagem, depois do upload inicial, e pode
obter até três gigabytes de espaço adicional gratuito.
O novo aplicativo do Dropbox, que atende à ampla demanda dos
consumidores por serviços de fotografia, servirá para "garantir e
solidificar a posição da empresa como serviço de compartilhamento de
arquivos, sem tentar ir além disso, o que considero uma decisão
inteligente", disse James Staten, analista da Forrester Research.
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